Equações de Bernoulli
Fluído perfeito incompressível com presença de máquinas no escoamento
Fluído real com presença de máquinas no escoamento
Matheus Augusto de Souza Lima Silva¹
UFPR – Universidade Federal do Paraná – Curitiba-PR
1-Acadêmico do curso de Engenharia Elétrica-Noturno, UFPR Setor de Ciências e Tecnologia;
Contato: matheus.augusto.sls@gmail.com
Abstract - This paper aims to explain about the Bernoulli equation, showing some deductions from their origin, more precisely about its applications in real or perfect fluids in the presence of machines (such as pumps and turbines in flow) and load losses to go a conduit.
Keywords: perfect fluids, real fluids, Bernoulli, pumps, turbines, flow.
1. Introdução
O Teorema de Bernoulli demostra como se comporta um fluido movendo-se ao longo de uma linha de corrente e adapta para os fluidos o princípio da conservação da energia.
Foi exposto por Daniel Bernoulli em sua obra Hidrodinâmica (1738) e expressa que num fluido ideal (sem viscosidade nem atrito) em regime de circulação por um conduto fechado, a energia que possui o fluido permanece constante ao longo de seu percurso.
Com a presença de máquinas, no caso, bombas e turbinas e dependendo do caminho efetuado no conduto, observa-se que ocorrem algumas interferências no deslocamento do fluído, as quais estarão sendo explanadas nesse trabalho.
2. A equação de Bernoulli
A equação de Bernoulli é uma simplificação da Equação da Energia, baseada em algumas hipóteses simplificadoras, que são aplicadas para aplicações específicas. Para efeitos didáticos, a equação de Bernoulli é um modo mais simples para o estudo da equação da energia, aplicada para os fluidos.
As hipóteses simplificadoras são:
a) Regime permanente;
a) Sem máquina no trecho de escoamento em estudo. Entenda-se por máquina qualquer dispositivo mecânico que forneça ou retire energia do fluido, na forma de trabalho. As que fornecem energia ao fluido serão denominadas 'bombas' e as que extraem energia do