Uso Da Gua Na Piscicultura
USO DA ÁGUA NA PISCICULTURA
Camila Fernanda de Sousa e Silva, David Eduardo Kanaan de Oliveira e Kátia Lorena dos Reis Alves.
RESUMO: Nos dias atuais enfrentamos a escassez de água, logo a importância de se conhecer suas propriedades tanto físicas quanto químicas para um tratamento correto é fundamental. Outros fatores são as fontes de água e os sistemas de produção, neles sabemos os nutrientes necessários para criação, além de ter um controle da qualidade de água disponibilizada. A piscicultura vem crescendo e é uma atividade muito rentável e cada vez mais considerável seus estudos.
Palavras-chave: Piscicultura, aquicultura, Aquaponia, água, qualidade.
Introdução
A água é um recurso natural renovável, mas com reservas limitadas. É de suma importância para a sobrevivência na Terra, mas tem sido utilizada de forma inadequada e com a crescente demanda pode vir a ser um recurso esgotável em qualidade e quantidade.
A aquicultura vem crescendo significativamente nas últimas décadas sendo mais uma atividade a competir pelo recurso da água. O desenvolvimento deste tipo de atividade produtiva acarreta em riscos na qualidade e quantidade da água e consequentemente, apresenta riscos ambientais, sociais e econômicos. Para que a expansão da aquicultura se dê em bases ambientalmente sustentáveis, o desenvolvimento de sistemas mais eficientes do ponto de vista de uso da água e menores impactos ambientais deve ser alvo de pesquisas.
Para a piscicultura é importante conhecer as características físicas (temperatura, turbidez, visibilidade ou transparência), químicas (pH, alcalinidade total, dureza, oxigênio dissolvido, amônia) e biológicas da água, pois os peixes realizam todas as suas atividades na mesma, ou seja, respiração, alimentação, excreção e reprodução.
A intensificação na produção de peixes pode levar a um aumento no impacto ambiental, pela excreção de dejetos e uso da água. Uma alternativa cada