Odontopediatria 2 Parte
Da mesma forma que reconhecer o tipo de paciente, possibilita ao cirurgião dentista empregar a abordagem ideal para cada caso. O choro pode ser resultado de ansiedade simulação ou fadiga. Existem quatro tipos característicos de choro:
Assustado
Expressa medo real. Abundância de lágrimas. Conversar firme atraindo a atenção da criança.
Obstinado
Forma de capricho. Criança berra mas não tem lágrimas, pois está acostumada a ter seus caprichos satisfeitos. Fazer repressão moderada e firme para obter consentimento para executar e manter diálogo.
Compensatório
É um barulho para encobrir o som da boca. Esse comportamento não interfere com o bom tratamento a ser realizado. Conversar gentilmente com a criança reduzirá o problema.
De dor
Usualmente choroso, sem gritos e associado à dor. Deve ser controlado com complemento anestésico
O ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE:
O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) é uma lei federal (8.069 promulgada em julho de 1990), que trata sobre os direitos das crianças e adolescentes em todo o Brasil.
Trata-se de um ramo do direito especializado, dividido em partes geral e especial, onde a primeira traça, como as demais codificações existentes, os princípios norteadores do Estatuto. Já a segunda parte estrutura a política de atendimento, medidas, conselho tutelar, acesso jurisdicional e apuração de atos infracionais.
A partir do Estatuto, crianças e adolescentes brasileiros, sem distinção de raça, cor ou classe social, passaram a ser reconhecidos como sujeitos de direitos e deveres, considerados como pessoas em desenvolvimento a quem se deve prioridade absoluta do Estado.
O objetivo estatutário é a proteção dos menores de 18 anos, proporcionando a eles um desenvolvimento físico, mental, moral e social condizentes com os princípios constitucionais da liberdade e da dignidade, preparando para a vida adulta em sociedade.
O ECA estabelece direitos à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à