Relatorio fisica iii
1 INTRODUÇÃO 2 2 OBJETIVOS 4 3 MATERIAL UTILIZADO 4 4 MATERIAIS AVALIADOS 4 5 METODOLOGIA 4 6 CONCLUSÃO 6 7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
1 INTRODUÇÃO
O termo densidade denota, de maneira geral, a relação existente entre uma grandeza e o espaço ou volume associado a ela. Assim, densidade de um gás seria a quantidade de partículas desse gás que ocupa certo volume; e densidade de carga elétrica de um condutor seria o número de cargas que atravessam certa área desse condutor.
A Hidrostática é a parte da Física que se interessa por estudar as propriedades dos fluídos, seja ele líquido ou gás. É importante ressaltar que um fluido é uma substância que pode escoar, não apresenta forma própria e assume a forma de qualquer recipiente em que está contido.
Definimos a massa especifica dessa substância através da razão entre a massa (m) de uma porção compacta e homogênea dessa substância e o volume (V) ocupado por ela.
Onde m é a massa da porção de substância e V é o volume ocupado por ela. A massa específica dos sólidos e líquidos, segundo o Sistema Internacional de Unidades é expressa em quilograma por metro cúbico (kg/m3). A massa específica absoluta é uma propriedade específica, isto é, cada substância pura tem uma massa específica própria, que a identifica e a diferencia das outras substâncias.
É comum encontrarmos o termo densidade (d) em lugar de massa específica (m). Usa-se "densidade" para representar a razão entre a massa e o volume de objetos sólidos (ocos ou maciços), e "massa específica" para líquidos e substâncias.
Lembre-se de que a massa específica de uma substância (μ) não é necessariamente igual à densidade de um corpo formado totalmente dessa substância. Elas são diferentes quando o corpo não é maciço: se o corpo possui em seu interior espaços vazios, ele ocupa um volume bem maior do que ocuparia se fosse composto.
É importante ter clareza de que a massa específica é definida para uma substância e que a densidade é