Voleibol
Escola Básica e Secundária Fernão do Pó
Eletroforese em gel de agarose
Processo da técnica eletroforese
Trabalho realizado por:
Ana Margarida Weber nº1 12ºCT2
Maria João Almeida nº10 12ºCT2
Trabalho realizado no âmbito da disciplina de Biologia
Docente: Célia Albuquerque Faria
Ano letivo 2012/2013
Índice
Introdução 3 Materiais 4 Metodologia 5 Resultados 7 Discussão / Conclusão 9 Bibliografia 10
Introdução
O método da eletroforese, foi desenvolvido pelo químico Arne Tiselius para o estudo de proteínas em soro, através da separação de partículas orgânicas. (http://pt.scribd.com/doc/14171715/Relatorio-aula-pratica-Eletroforese)
A eletroforese em gel é uma técnica bastante utilizada em biologia molecular, que consiste na separação de moléculas envolvendo a migração de partículas num determinado gel durante a aplicação de uma diferença de potencial, (Luiz Ricardo dos Santos). Esta técnica é normalmente utilizada para separar proteínas e moléculas de DNA e RNA com o objetivo de, por exemplo, identificar criminosos e realizar testes de paternidade. (Mariana Sandoval, Marina Sousa da Silva, Raquel Matias do Nascimento, Rebeca Alevato Donadon, 2009 ).
A separação das moléculas está associada às características das mesmas, tais como o tamanho, as formas, a magnitude das cargas de cada molécula e a viscosidade do meio. (http://www.e-escola.pt/topico.asp?id=323). E cada partícula migra independentemente, mantendo sua estrutura e suas propriedades. (Marcus Fabiano de Almeida Mendes).
A nossa atividade experimental tem como objetivo observar e compreender o deslocamento das partículas utilizadas (diversos corantes) ao longo do gel da agarose (que é um polissacarídeo), por ação do diferencial de cargas elétricas.
Materiais:
* Balança * Elétrodos (fio vermelho e fio preto) * Fita-cola * Gobelés de 250 ml (2) * Pente * Pilhas de 9 V (5) *