Relatorio Fisica Iii
Curso: ENGENHARIA
Disciplina: Física Experimental III
Turma: 3072
Titulo da experiência: O Princípio do Funcionamento do Eletroscópio de Folhas
Autor do relatório: Marcos Paulo Siciliano Vidal
Anthony Alan de Araujo Rosa
Flávio Gomes
Equipe: Marcos Paulo Siciliano Vidal
Anthony Alan de Araujo Rosa
Flávio Gomes
Professor: Luiz Carlos de Lima Resumo
Esta experiência consiste em estudar o comportamento das cargas elétricas e corpo eletrizado. Com a construção de um eletroscópio, do bastão de eletrização e do gerador de Van de Graaff mostra-se os processos de eletrização por atrito, contato e indução, bem como os princípios da conservação das cargas elétricas, da atração e repulsão, o trabalho é voltado para o estudo da eletricidade analisando o comportamento das cargas elétricas em repouso. São apresentados os processos de eletrização de um corpo e os procedimentos para determinar se um corpo está ou não eletrizado, através do eletroscópio de folhas.
Introdução
O Gerador de Van de Graaff, foi desenvolvido pelo Engenheiro americano Robert Jemison Van de Graaff (1901 – 1967) que, motivado por uma conferência que assistira de Marie Curie, passou a se dedicar a pesquisas no campo da Física Atômica. Uma das consequências destes estudos é a construção do gerador que leva seu nome, o qual teve aplicação direta em várias áreas do conhecimento como na medicina e na indústria.
Nas escolas, este aparelho é destinado ao estudo experimental da eletrostática. Um motor movimenta uma correia isolante que passa por duas polias, uma delas acionada por um motor elétrico que faz a correia se movimentar. A segunda polia encontra-se dentro da esfera metálica oca. Através de pontas metálicas a correia recebe carga elétrica de um gerador de alta tensão. A correia eletrizada transporta as cargas até o interior da esfera metálica, onde elas são coletadas por pontas metálicas e conduzidas para a superfície externa da esfera.
Alguns conceitos básicos se