Metodologia de pesquisa
ESCOLA BRASILEIRA DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA E DE EMPRESAS
INOVAÇÃO E TECNOLOGIA APROXIMANDO CLUBES DE FUTEBOL E SEUS TORCEDORES
BRUNO SZPIRO
Rio de Janeiro
2014
Sumário
1.Introdução 3
2.Problema 6
2.1 Delimitação do problema 6
3. Objetivos 7
4. Referencial teórico 8
5. Metodologia 11
6. Resultados Esperados: 13
7. Cronograma 14
8. Bibliografia 15
1.Introdução
De acordo com a pesquisa realizada pela Pluri Consultoria em 2013, os 30 times com maiores torcidas do Brasil, totalizam 142,7 milhões de torcedores. Outra pesquisa, realizada pela Stochos Sports & Entretainment, deixa claro, porque o Brasil é considerado o país do futebol. Nela, divide-se o envolvimento do torcedor com seu clube em 7 graus: extremo, muito alto, alto, moderado, baixo, mínimo e desinteressado. O grupo de torcedores que possuem grau de envolvimento alto, muito alto e extremo é altíssimo, atingindo a marca de 47,5%. Juntando os dados dessas duas pesquisas, obtém-se um total de, aproximadamente, 67,7 milhões de pessoas com nível de envolvimento elevado.
Esses dados, ilustram o tamanho do mercado que gira em torno do futebol. E não é só em quantidade de pessoas que o mercado brasileiro apresenta valores elevados. As receitas dos clubes veem crescendo continuamente. Nos últimos 7 anos o crescimento foi de 190%, com os princiapis clubes superando a marca de 3 bilhões de reais, segunda a Pluri Consultoria. No gráfico abaixo, está a evolução das receitas dos 12 principais clubes do país, nos últimos 6 anos, segundo pesquisa de Amir Somogy:
Mas uma questão que se deve levantar é: será que os torcedores estão participando desse crescimento? A resposta não segue a mesma linha otimista. Apesar dos clubes aumentarem suas receitas, os torcedores não auxiliam nessa evolução tendo seu nível de consumo baixo e aquém do que pode ser explorado.
Em outra pesquisa da Pluri Consultoria, realizada em 2013, podemos analisar o consumo de produtos e serviços