Determinação da curva de solubilidade
FACULDADE DE CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS DE RIBEIRÃO PRETO
Determinação da Curva de Solubilidade de um Sal
INTRODUÇÃO
Solubilidade ou coeficiente de solubilidade se refere à quantidade máxima que uma substância pode dissolver um liquido, formando uma solução. Uma solução é composta por soluto e solvente. Quando um componente está em grande excesso em relação ao outro, ele é geralmente denominado solvente. Os outros componentes presentes em menores proporções são chamados soluto.
De acordo com as determinas quantidades de solutos, podemos classificar as soluções em: saturadas, que contém a quantidade de soluto dissolvido igual à sua solubilidade naquela temperatura, na prática é reconhecida sem a presença de corpo de fundo (resíduo sólido no fundo do recipiente); insaturadas, que contém uma quantidade inferior de soluto dissolvido em relação a sua solubilidade naquela temperatura e soluções supersaturadas, que é uma solução instável por conter dissolvida uma quantidade de soluto superior a necessária para a saturação.
O coeficiente de solubilidade é a relação entre as massas do soluto e do solvente. Com esses dados, é possível representar graficamente a curva de solubilidade de uma substância em função da variação da temperatura. Cada substância possui uma curva de solubilidade e nessa curva é possível observar a composição da solução em casa temperatura observada, sendo as soluções saturadas em cima da curva, insaturada abaixo da curva e supersaturada acima da curva.
Nesse experimento será analisada a solubilidade do nitrato de potássio (KNO3) em água com o aumento da temperatura e baseados nos experimentos realizados no laboratório e com os resultados obtidos formular a curva de solubilidade desse soluto.
OBJETIVO
É determinar experimentalmente o coeficiente de solubilidade do sal nitrato de potássio a diferentes temperaturas para gerar a curva de solubilidade do mesmo.
PARTE EXPERIMENTAL
Materiais
- 28g de