relatorio de quimica geral
DETERMINAÇÃO DA CURVA DE SOLUBILIDADE
Joelma Avemir Damacena
Patrícia de Araújo Moreira
Professor: Bruno Martinelli
Goiânia, 03 de Junho de 2012
Resumo
O presente relatório irá apresentar e descrever um experimento
(determinação da curva de solubilidade do Cloreto de potássio) que foi realizado no dia 28/05/2012 no laboratório de Química Geral. O experimento teve como objetivo verificar a solubilidade do Cloreto de potássio (KClO3 (s)) em água.
Introdução
Solubilidade é a medida da quantidade máxima de soluto que pode ser dissolvida em um determinado solvente. O tamanho molecular (ou iônico), a polaridade (ou carga), forças dispersivas e dipolares, ligações de hidrogênio e a temperatura são fatores que se destacam na determinação da solubilidade.
Nas soluções sempre existem pelo menos duas substâncias: um solvente e um soluto, sendo o solvente a sustância de maior concentração na solução, e o soluto substancia que apresenta uma menor concentração.
As soluções podem ser classificadas em:
Insaturada: Solução, que contém quantidade de soluto inferior a capacidade máxima de dissolução do solvente, sendo capaz de dissolver uma nova adição de solvente;
Saturada: É aquela que não é capaz de dissolver nova adição de soluto, na prática é reconhecida sem a presença de corpo de fundo ( resíduo sólido no fundo do recipiente)
Supersaturada: Solução instável que contém dissolvida em quantidade de soluto superior a necessária para a saturação.
Uma substancia que ao se dissolver, libera energia (dissolução exotérmica) terá sua solubilidade diminuída por um aumento na temperatura.
Se a dissolução for endotérmica a solubilidade aumenta devido o aumento da temperatura. (1)
2
Materiais
Os reagentes e materiais necessários para foram comuns aos dois experimentos, que serão listados a seguir:
- 1 Pisseta
- 1 Tubo de ensaio (com rolha e termômetro)
- 1 Erlenmeyer
- Termômetro
- 1Proveta
- Balança
-