o mundo de sofia
Num certo dia de manhã, Sofia amundsen voltando da escola encontra uma carta escrita anônima: “quem é você?” e depois de receber essa carta, o mesmo escritor libanês começa a lhe enviar cartas assim, mas todas endereçadas a Hilde knag, filha do escritor, e ele vai mostrá-la que conhece mais sobre a vida da jovem do que ela mesma.
Esses bilhetes junto com as perguntas começam a criar uma historia em dois planos distintos. O professor desconhecido de filosofia ensinando á uma jovem menina como era a vida na Grécia antiga ou a vida dos filósofos que lá viviam, como por exemplo: Sócrates, Platão, Aristóteles e muitos outros. Não apenas Sofia, mas o leitor também se apaixona pela historia e faz com que queira conhecer ainda mais e mais sobre esse mundo cheio de perguntas.
Esse filosofo a ajuda a viver o dia-a-dia e a chegar a respostas que todos querem saber. Entre essas cartas Sofia recebe um vídeo, onde o próprio Platão em pessoa é entrevistado, outra coisa que a ajuda muito no decorrer deste livro é as peças de lego como na parte sobre Demócrito.
Após tudo isso ela começa a descobrir que a cada lida ela esta mais perto de conhecer seu professor e aquelas cartas sendo endereçadas a Hilde que iria fazer quinze anos dali poucos dias, significava muita coisa, como o presente que Hilde ganharia quando fizesse quinze anos, no dia do aniversario de Hilde chega um presente em sua casa e quando ela abre é um livro chamado “O mundo de Sofia”. E um novo livro começa a ser vivido.
“Quem de três milênios
Não é capaz de se dar conta
Vive na ignorância, na sombra,
Á mercê dos dias, do tempo.”
Johann Wolfgang Von Goethe
O Mito
O mito para muitas pessoas são apenas historias inventadas para trazer o medo, na verdade é isso mesmo, mas também é a historia de deuses que tem por um objetivo explicar por que a vida é assim. Na Grécia