Determinaçao do cloro ativo
CLORO ATIVO
EQUIPE:
Patrícia Aparecida Volpato Silvio do Prado Schianti
São José
Março/2011
1. INTRODUÇÃO.
Para que um Alvejante (Água Sanitária) esteja dentro das normas corretas de fabricação, devem ser usados hipoclorito de sódio ou hipoclorito de cálcio e água. O teor de cloro ativo deve ser de 2,0 a 2,5% p/p durante um prazo de validade de 6 meses.
Uma quantidade acima do permitido significa mais quantidade de cloro que pode ser liberado em forma de gás podendo ser absorvido pelo corpo humano através da respiração. A legislação define o intervalo entre 2,0 a 2,5 % p/p para fins de registro. Entretanto, para fins de fiscalização, a ANVISA considera um intervalo de aceitação entre 1,75 e 2,75 % p/p. Não é permitida na formulação a adição de outros produtos. Mas, infelizmente, também no alvejante existem fraudes; alguns fabricantes por falta de conhecimento, outros para fraudar mesmo, colocam Barrilha (Carbonato de Sódio) soda leve, como se costuma dizer, para aumentar o pH, e diminuem a concentração do Hipoclorito, para baratear o produto, isso é fraude. O produto fica totalmente fora de padrão, não servindo para a sua finalidade, pois em vez de clarear a roupa, deixa-a amarelada, sem contar que o produto em contato com as mãos causa lesões graves, pois foi adicionada de barrilha. As análises de produtos químicos devem estar de acordo com as normas da ABNT. Para verificar a qualidade de um alvejante, é preciso fazer uma análise do teor de cloro ativo do mesmo.
Hipoclorito de sódio e cloro líquido são a mesma coisa?
Apesar de o termo "cloro líquido" ser amplamente usado no mercado, tecnicamente não é correto dizer que os dois representam o mesmo produto.
O cloro líquido (gás liquefeito) tem 99,9% de teor de cloro ativo e tem, basicamente, as mesmas propriedades sanitizantes e alvejantes do hipoclorito de