DETERMINAÇÃO CLORO ATIVO
CAMPUS TERESINA-CENTRAL
DIRETORIA DE ENSINO
DEPARTAMENTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, LETRAS E CIÊNCIAS
CURSO SUPERIOR DE LICENCIATURA EM QUÍMICA
MÓDULO: V
DISCIPLINA: ANÁLISE QUÍMICA QUANTITATIVA EXPERIMENTAL
PROFESSOR (A): DR. JOAQUIM SOARES DA COSTA JÚNIOR
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CLORO ATIVO EM UMA AMOSTRA COMERCIAL DE ÁGUA SANITÁRIA
VALTER OLIVEIRA SOUSA
TERESINA, AGOSTO DE 2013
RESUMO
Determinação do teor de cloro ativo em amostra de água sanitária comercial através de um método iodimétrico, um exemplo de titulação de oxirredução. Com a Padronização da solução de tiossulfato de sódio, que foi de 0,058 M. calculou-se o teor do cloro ativo, encontrando 1,99 %, aproximando assim do que diz a legislação brasileira.
INTRODUÇÃO
A água sanitária comercial é uma solução diluída de hipoclorito de sódio (NaOCl), obtida ao se passar gás cloro por uma solução concentrada de hidróxido de sódio; de acordo com a seguinte reação:
2 NaOH + Cl2 → NaOCl + NaCl + H2O
Observando a reação, notamos que, além do hipoclorito, há também a formação de cloreto de sódio.
O hipoclorito de sódio é usado freqüentemente em solução aquosa como desinfetante e como agente alvejante, branqueador nas lixívias comerciais conhecida no Brasil como água sanitária ou água de lavadeira. No Brasil, a água sanitária é um produto muito utilizado, independente da classe social, porém só pode ser legalmente comercializada com o registro da ANVISA, que realiza periodicamente fiscalizações com o objetivo de verificar se as empresas estão obedecendo às regras de fabricação, definido pela portaria nº 89/94 onde o teor de cloro ativo é estabelecido entre 2,00% p/p a 2,5% p/p durante o prazo de validade, estabelecido de no máximo de seis meses (ANVISA, 2009).
Porém, devido ao baixo custo, o consumo do produto clandestino vem aumentando com passar do tempo, podendo o consumidor estar sendo lesado, se