RELATORIO DETERMINACAO TEOR DE CLORO ATIVO
Curso: Engenharias
Disciplina: Controle de Poluição Hídrica
Código:
Turma:
Professor (a):
Data de Realização:
19/03/2015
DETERMINAÇÃO DO TEOR DE CLORO ATIVO EM UMA SOLUÇÃO DE CLORO (HIPOCLORTO DE SODIO E HIPOCLORTTO DE CÁLCIO)
1 - Objetivos gerais:
Os três objetivos da cloração são: Desinfecção: destruir os microorganismos existentes.
Oxidação: Eliminação de materiais orgânicos que podem alterar a cor da água, ou gerar odores ou formar limo. A oxidação transforma estes materiais em substâncias insolúveis que podem ser removidas fisicamente por filtração ou aspiração. Manutenção do residual de cloro livre: é este residual que evita novas contaminações.
A cloração é subdividida em três tipos:
Cloração Inicial – é realizada no primeiro tratamento da água que já deve estar previamente tratada filtração, aspiração, acerto de pH etc). Essa cloração também é aplicada em piscinas que não tenham sido tratadas há mais de cinco dias.
Cloração de Manutenção – repõe na água a quantidade de cloro que foi consumida pela sua ação sobre microorganismos e matérias orgânicas.Esta cloração também repõe o cloro desativado pela ação dos raios solares e temperatura. Eventualmente poderá ocorrer que o teor de cloro livre de uma piscina seja superior ao teor recomendado, principalmente logo após a adição de NaClO.
Supercloração ou Cloração de Choque – esta operação consiste na súbita de teor de cloro residual livre a um nível elevado, de maneira a oxidar as substâncias cloradas chamadas de “cloraminas”. Essas, são geradas pela reação do cloro livre com o suor, óleos de bronzear, urina, cosméticos etc. A aplicação da supercloração é mais necessária durante o verão, devido á maior frequência de banhistas. Em alguns casos basta uma supercloração quinzenal; em outras ocasiões será necessária a aplicação semanal, dependendo de vários fatores, tais como as chuvas, presença de banhistas, contaminações com matéria