Folha 4 Esbo O Do Projeto
GRUPO
Gismel Marques
Hevellin Estrela
Laianny Prado
Keila Aparecida
I. TEMA PROBLEMA
A infraestrutura das escolas de tempo integral municipais da cidade de Morrinhos-GO está adequada para esse tipo de escola?
II. INTRODUÇÃO
Segundo Menos (2013), menos de 15% das escolas brasileiras têm um nível considerado adequado de infraestrutura e apenas 0,6% alcançam o padrão avançado. As deficiências primárias como falta de acesso à água e energia estão sendo resolvidas, cerca de 95% das instituições públicas contam com esses recursos, mas o Brasil ainda está longe de oferecer espaços adequados de ensino para a maior parte de seus alunos. Com esses dados, percebe-se que a infraestrutura das escolas publica ainda está longe do ideal.
Para Soares (2013, p. 80)
A infraestrutura das escolas é um dos aspectos da educação brasileira que vem chamando a atenção há muitos anos. Em meados de 1980, Castro e Fletcher (1986) discutem as condições materiais das escolas brasileiras na época. Eles colocam explicitamente a questão da eficiência e da eficácia dos gastos públicos com educação e falam da relevância da infraestrutura das escolas para o aprendizado dos alunos.
Mesmo com todas as dificuldades de infraestrutura, falta de adequação e até mesmo de questões básicas, como saneamento e energia, em diversas escolas foram implementados as escolas de tempo integral, que visa desenvolver os alunos de forma completa, em sua totalidade. Muito mais do que o tempo em sala de aula, a educação integral reorganiza espaços e conteúdos.
III. OBJETIVO
Fazer um levantamento da infraestrutura das escolas de tempo integral municipal de Morrinhos-Go.
IV. JUSTIFICATIVA
A justificativa do trabalho se dá pela necessidade de conhecer como está a infraestrutura das escolas de tempo integral. Fazer um levantamento da situação que está a infraestrutura, pode trazer dados para uma futura pesquisa e verificar se existe alguma relação que ambientes planejados e