DETERMINANTES MOTIVACIONAIS NA ESCOLHA DO A
1- INTRODUÇÃO
Alcoolismo é uma intoxicação aguda ou crônica provocada pelo consumo de bebidas alcoólicas, que chega a criar hábito e dependência ou toxicomania. É uma doença progressiva, incurável e fatal se o alcoolista não parar de beber. Pode ser detida, mas se não for, levará suas vítimas a doenças físicas, loucura ou morte prematura. Além disso, os alcoólicos poderão se envolver em situações psicossociais desagradáveis como: desestruturação familiar e psíquica, desemprego, solidão, crime e marginalidade.
Os associados são os participantes que frequentam a unidade voluntariamente, estes reconhecem que tem necessidade de mudança comportamental e que precisam manter o vínculo de estarem sem beber por 24hs. Os mesmos mantém a unidade com suas ofertas voluntárias nas reuniões.
Os palestrantes ao se reunirem relatam experiências que estimulam os participantes a progredirem nos seus propósitos de ficarem 24 horas sem usar álcool e atentarem para os 12 conceitos que consiste em regras em forma de conceitos que ajudam os participantes a se manterem reflexivos e adotarem medidas de mudança comportamental em relação ao alcoolismo que os levam a manterem-se sóbrios.
O alcoolismo é considerado, na atualidade, um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo. O álcool é uma droga socialmente permitida, sendo seus benefícios e danos ao organismo, fatores a serem discutidos, onde cabe a cada um a sua influência ou não.
2- METODOLOGIA
Essa pesquisa de campo foi realizada no Grupo Costa do Sol Alcoólicos Anônimos que fica situada na Rodovia Amaral Peixoto, Km96 – nº 1456 – Parque Tamariz – Iguaba Grande – RJ, observei as contingências para poder avaliar o comportamento dos indivíduos nesse ambiente.
Ao chegar ao local me apresentei ao coordenador foi explicado sobre a visita, onde o responsável pelo grupo conversou com outros participantes e se poderiam