METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
Turno noite | Avaliação A1 | 24/04/2013
METODOLOGIA DO TRABALHO ACADÊMICO
01. “Uma das questões cruciais, no contexto escolar, na visão de professores, é a falta de motivação dos alunos. Segundo Bzuneck (2001), as pesquisas realizadas nas últimas décadas reconhecem que a motivação para aprender afeta demasiadamente o desempenho escolar dos estudantes.
Os motivos são construtos hipotéticos, construídos por teóricos, para fazer o comportamento mais compreensível e passível de previsão (STIPEK, 1993).
Para Pintrich e Garcia (1992), metas, propósitos e escolhas que direcionam o comportamento humano, constituem termos-chave das teorias da motivação. O processo motivacional dá início, dirige e integra o comportamento, sendo um dos principais determinantes do modo como uma pessoa se comporta. Todavia, a escolha de uma atividade ou a definição de uma meta, não necessariamente asseguram que o comportamento iniciado será mantido pelo esforço e pela perseverança, se dificuldades ocorrerem.”
C) A motivação para aprender de estudantes em cursos de formação de professores.
Teorias da motivação. A motivação para aprender afeta demasiadamente o desempenho escolar dos estudantes. O processo motivacional com um dos principais determinantes do modo como uma pessoa se comporta.
BORUCHOVITCH, E. A motivação para aprender de estudantes em cursos de formação de professores.
Revista Educação. Porto Alegre, v. 31, n. 1, 2008
D) Teorias de motivação, Comportamento humano, estudantes, aprendizagem, Professores, falta de motivação E) É possível afirmar que, diante de obstáculos ou de experiências de fracasso, esforço e persistência podem ser indicadores relevantes para se avaliar se existe ou não motivação (BZUNECK, 2001). Na realidade, segundo Graham e Weiner (1996), é sabido que não existe uma única teoria da motivação para aprender e sim perspectivas que se diferem no que tange a que crença específica