DETERMINACÃO DO GRAU ALCOÓLICO EM BEBIDAS
Prática 3 – DETERMINACÃO DO GRAU ALCOÓLICO EM BEBIDAS
1. Introdução
Por bebidas alcoólicas entende-se a que contiver mais de 0,5ºGL (meio grau Gay Lussac) de álcool etílico potável, compreendendo:
Fermentada: cerveja, vinho, jeropinga, vinho de fruta.
Não fermentada: licor; amargo e aperitivo; aguardente composta; bebidas mistas.
Fermento-destilada:
- destilada: aguardente de cana; rum; whisky; tequila.
- destilada retificada: vodka, genebra; gim; steinhaeger.
No Brasil as principais bebidas alcoólicas consumidas são cerveja, vinhos, conhaques, wisks, rum e cachaça. A graduação alcoólica destas bebidas é variável, tendo-se, em ordem crescente de teor alcoólico (v/v), a cerveja (3,0 a 5,0ºGL), vinhos (10,0a 13,0ºGL) e os destilados (38,0 a 54,0ºGL), tendo a cachaça (38,0 a 48,0ºGL).
O objetivo dessa prática foi determinar o teor alcoólico de cachaça e vinho por diferentes tipos de decímetros.
2. Material e métodos
MATERIAL:
Termômetro; Alcoômetro de gay Lussac; Proveta; Béquer; Picnômetro; Balão de destilação de 500 mL; Balão volumétrico de 250 mL; Anton Paar;
MÉTODOS:
A cachaça foi analisada diretamente, pois não tem constituintes que afetam a densidade. Já o vinho (Cantina) foi destilado para que seus inúmeros constituintes presentes não interferissem no resultado.
Como a densidade varia em função da pressão e temperatura, seus valores foram verificados para dar continuidade à prática.
Alcoômetro de Gay Lussac-
Para o vinho: Mediu 250 mL da amostra, a transferiu para um balão de destilação de 500 mL e então foi destilada. Recebeu o destilado em um balão volumétrico de 250 mL, recolheu 2/3 do volume porque assim garantiu-se que o álcool todo tinha saído (170 mL). Completou o volume com água. Transferiu a solução para uma proveta de vidro de 250 mL, seca. Mergulhou nesta solução um termômetro e um alcoômetro de Gay Lussac com divisões de décimos de grau. A leitura no alcoômetro de Gay