Aula prtica bebidas alcoolicas
As principais análises desses produtos são: determinação do grau alcoólico, acidez livre, acidez fixa e a determinação dos componentes secundários como ésteres, aldeídos, furfural e álcoois superiores.
1. ÁLCOOL EM VOLUME
Consiste na determinação do grau alcoólico, ou seja, na determinação da porcentagem de álcool em volume a 20°C em bebidas alcoólicas utilizando um termômetro e o alcoômetro de Gay-Lussac.
a. MATERIAIS:
Balão volumétrico de 250mL;
Balão de destilação de 300mL;
Proveta volumétrica de 200mL;
Erlenmeyer de 250mL;
Refrigerante de Liebig (condensador);
Termômetro;
Alcoômetro de Gay-Lussac.
b. PROCEDIMENTO:
Transferir, para um balão de destilação de 300 mL, 250 mL da amostra. Ligar o balão de destilação a um refrigerante de Liebig ou ao aparelho de proteína, e destilar. Receber
150 mL do destilado em erlenmeyer de 250 mL (preparar um banho com gelo, no frasco receptor, para evitar aquecimento do destilado) e transferir para uma proveta de 300 mL. Ajustar a temperatura a 20°C. Completar o volume (para 250 mL, o correspondente ao volume inicial) com água a 20°C. Mergulhar nessa solução um termômetro e um alcoômetro de Gay-Lussac com divisões em décimo de grau (0 – 100). A leitura no alcoômetro dará diretamente a percentagem de álcool em volume (° GL) a 20°C, devendo-se fazer a proporção para o volume total da amostra.
grau alcoólico da amostra
° GL
2. DENSIDADE RELATIVA A 20°C/ 20°C COM PICNÔMETRO
O método com picnômetro consiste na medida da massa de um volume conhecido de líquido num recipiente denominado picnômetro. O mesmo é calibrado em relação à massa da água pura a 20ºC. Da relação destas massas e volumes resulta a densidade relativa à água. (INSTITUTO ADOLFO LUTZ, 1985).
a. MATERIAL:
Balanca analítica;
Termômetro;
Picnômetro.
b. REAGENTES:
Álcool
Eter
c. PROCEDIMENTO:
Lavar o picnômetro, enxaguar com álcool e, posteriormente, com éter. Deixar secar