Determinacao densidade
Resumo: Este atividade tem por objetivo determinar experimentalmente a densidade de um fluido e um sólido aplicando conceitos aprendidos em sala de aula, também será possível calcular a força de empuxo quando este sólido estiver completamente submerso no líquido analisado.
1. INTRODUÇÃO
A partir do princípio de Arquimedes temos que, quando um corpo está parcialmente ou totalmente submerso em um fluido este aparenta possuir um peso menor do real, isso acontece devido a diferença de pressão entre os pontos do líquido qual o corpo esta submetido.
A pressão do líquido acontece em toda superfície de contorno do corpo. Contudo, na parte superior do corpo a pressão é menor em relação a parte inferior. Assim, quando calculamos a resultante da pressão no corpo encontramos a força de empuxo, vertical e direcionada para cima.
O empuxo é igual ao peso do líquido deslocado, ou seja, é resultado do produto entre a massa do líquido deslocado e o modulo da força da gravidade:
[pic] (equação 1)
A densidade determina a quantidade de matéria constituinte em um determinado volume de um corpo, é obtida dividindo a massa do corpo pelo seu volume:
[pic] (equação 2)
A densidade é também denominada massa específica, no sistema internacional, é expressa em Kg/m3, porém na prática usa-se mais em g/cm3. Isolando a massa na equação 02, temos:
[pic][pic](equação 3)
A partir disso, substituindo a equação 03 na equação 01 encontramos a seguinte equação:
[pic]
2. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
Para este experimento foram utilizados os seguintes materiais:
Cilindro Graduado;
Densímetro de diversas graduações;
Pedaço de broca de ferro;
Água;
Balança;
2.1. Calculando a densidade
Para determinar a densidade do fluido utilizado (água potável) colocamos uma certa quantidade de água no cilindro graduado, aproximadamente um litro, e testamos diversos densímetros até escolher um que flutuasse no