Destilação e fermentação
Para entender sobre o processo de obtenção de bebidas é preciso ter um mínimo conhecimento químico. Se você não sabia fica sabendo agora: alguns processos utilizados nas Indústrias de bebidas se assemelham àqueles usados em laboratórios de análise química.
Destilação: processo no qual duas substâncias são separadas através do aquecimento;
Fermentação: processo capaz de transformar uma substância em outra a partir de micro-organismos tais como fungos e bactérias.
Na verdade, um destes processos vai determinar o produto final, algumas bebidas são obtidas da mesma matéria-prima, mas se tornam completamente diferentes devido aos meios usados para sua obtenção. O mesmo cereal (malte) produz a cerveja (fermentada) e o uísque (destilado).
Bebidas destiladas
O requintado uísque é obtido a partir da destilação, é uma das bebidas que possui maior teor alcoólico: 43-55 °GL.
Nota: °GL - graus Gay Lussac, unidade de medida de teor alcoólico.
A branquinha, assim como é popularmente chamada, é um exemplo de bebida destilada vendida a preço bem inferior ao do uísque. A pinga (aguardente) tem como matéria-prima a cana-de-açúcar, e a destilação do mosto (caldo de cana) é que dá forma à bebida. Teor alcoólico: 38-54 °GL.
Conhaque: bebida cujo preparo é curioso, é feita a partir do vinho onde este é destilado até se obter o Conhaque. Teor alcoólico: 40-45 °GL.
Vodca: produto originário da batata e trigo. Teor alcoólico: 40-50 °GL.
Bebidas fermentadas
A fermentação de um líquido é feita pela ação de micro-organismos, eles se alimentam de açúcar e expelem álcool.
A começar pela aclamada Cerveja, a bebida popular obtida a partir da fermentação de cereais: lúpulo, cevada, cereais maltados. Teor alcoólico: 3-5 °GL.
O Vinho (obtido a partir da fermentação do suco de uva) é uma das bebidas mais tradicionais, relatos da Antiguidade já mostravam sua degustação por Reis e Faraós. Teor