Fabrica O Da Cacha A
Características da Bebida
A cachaça tem que possuir um teor alcoólico de 38 a 54% (v/v) a 20°C, podendo ser adicionado no máximo 6g/L de açúcares. Este álcool tem que ser proveniente do destilado alcoólico simples de cana de açúcar, ou pela destilação do mosto fermentado de cana-de-açúcar. Por isso, é enquadrada como bebida destilo-retificada ou fermento-destilada. Difere dos destilados alcoólicos simples que são os destilados com 55 - 85% V/V em álcool, obtidos pela destilação de mostos fermentados e constituem aguardentes fortes, não potáveis, usados na preparação de diversas bebidas.
Padrão de Qualidade
Ingredientes Básicos: Um dos ingredientes básicos de mais importância é a água empregada no processo. Essa água deve ser potável e deve atender as seguintes exigências:
Elemento
Quantidade (mg/L)
Teor máximo de ferro
0,3
Teor máximo de manganês
0,1
Dureza total (Max de carbono)
100
Oxigênio necessário
2
Ingredientes Opcionais: O mais importância nesse quesito é o açúcar, que pode ser substituído total ou parcialmente por açúcar invertido na quantidade de no máximo 6g/L)
Etapas do Processo
1. Moagem
A moagem tem como objetivo final extrair o caldo e recuperar o açúcar que está dissolvido nos tecidos de reserva ou células parenquimatosas dos colmos de cana de açúcar. O processo de extração do caldo é um dos fatores mais importantes que governam o rendimento do processo produtivo.
A extração é feita através de moendas, que são constituídas por cilindros ou rolos e a bagaceira que é colocada entre os rolos para conduzir o bagaço entre o primeiro e o segundo esmagamento.
Para que o processo de extração tenha a sua maior eficiência é necessário que se tenha um preparo da cana, uma embebição e um coamento e decantação do caldo.
Preparação da Cana
A finalidade desta etapa é destruir a resistência das partes duras dos colmos de cana, aumentando a capacidade de trabalho. Ela consiste na desintegração dos colmos, objetivando romper o maior número de