etanol
_________________________________________________________________________
RESUMO
A fermentação alcoólica é um processo anaeróbico, que compreende um conjunto de reações enigmaticamente controladas, através das quais uma molécula orgânica de açúcar é convertida, pela ação de leveduras, em álcool etílico e dióxido de carbono, liberando energia. Os produtos finais de metabolização irão depender das condições ambientais em que a levedura se encontra, a intensidade da fermentação depende do tipo de açúcar, o que faz com que bebidas diferentes, produzidas pela fermentação de matérias-primas específicas, apresentem diferentes teores alcoólicos. O etanol pode ser obtido por diferentes processos bioquímicos, como a via fermentativa e via sintética, a partir de fontes diversas. No Brasil, destaca-se a produção através da cana-de-açúcar, que é de significativa importância para o desenvolvimento econômico do país.
Palavras-chave: fermentação, levedura, etanol , cana-de-açúcar.
2.OBJETIVO
Obtenção do álcool etílico pela fermentação do caldo de cana-de-açúcar.
______________________________________________________________
3. INTRODUÇÃO
O álcool pode ser obtido por dois tipos de processos: aqueles que utilizam matéria-prima da indústria petroquímica e os que utilizam conversão da biomassa, que baseiam-se na tecnologia de fermentação. No caso específico do Brasil, que possui privilegiada situação geográfica e condição édafo-climática tão potencialmente capacitada à produção de biomassas, esta matéria-prima torna-se vantajosa na obtenção de álcool em relação à eteno de nafta, que além do mais, é basicamente importado. (MACEDO, 1993)
O álcool etílico pode ser obtido a partir de vegetais ricos em açúcar, classificados como sacarinos, amilhássemos e celulósicos, entre eles estão a cana-de-açúcar, a beterraba e as frutas do amido, extratos da mandioca, do arroz, do milho, e da celulose extraída dos