Destilação Propanol-Butanol
CT – Centro de Tecnologia
DEQ – Departamento de Engenharia Química
Operações Unitárias III
Dimensionamento de uma coluna de destilação para a mistura propanol/butanol
Grupo: Ciro Rolim
Lucas Miranda Fernandes
Rafael Oliveira
Professor: Alfredo
João Pessoa, 23 de Julho de 2013
Sumário
1. Objetivo
Projetar uma coluna de destilação de pratos utilizando o sistema binário propanol – butanol.
2. Introdução Teórica
A destilação é a operação de transferência de massa mais empregada na indústria química. A diferença de volatilidade existente entre os componentes da mistura é a força motriz efetiva da separação neste processo. O agente que promove esta separação é o calor, aliado aos internos do equipamento de separação.
Em processos industriais, a destilação fracionada é a operação mais utilizada. O processo de separação ocorre por intermédio de vaporizações e condensações sucessivas, que, aproveitando as diferentes volatilidades das substâncias, torna-se possível o enriquecimento da parte vaporizada com as substâncias mais voláteis. Os equipamentos nos quais se realizam essas operações são denominados torres ou colunas de destilação.
2.1. Método de McCabe-Thiele
O método de McCabe-Thiele é um método gráfico para a determinação do número de estágios em equilíbrio necessário para que produtos de fundo e de topo de uma coluna de destilação atingissem uma determinada pureza.
O método baseia-se no traçado de linhas, conhecidas como linhas de operação, em um gráfico de x versus y (gráfico x-y) onde existe, também, a curva de equilíbrio para a mistura que se deseja separar. É um método aplicável somente para misturas binárias. São traçadas duas linhas de operação: a linha de operação da seção de esgotamento e a linha de operação da seção de retificação. As seções de esgotamento e de retificação situam-se, respectivamente, abaixo e acima do ponto onde a