Líquido - Vapor
Existem duas classes de soluções não ideais: soluções com desvio positivo e soluções com desvio negativo. No primeiro caso, a pressão parcial de cada componente é maior do que a prevista pela Lei de Raoult; e no segundo caso é menor, ou seja, o coeficiente de atividade é sempre maior do que a unidade nas soluções com desvio positivo e sempre menor do que a unidade nas soluções com desvio negativo.
Quando os desvios da Lei de Raoult são muito acentuados, as curvas da pressão de vapor em função da composição podem apresentar um ponto de máximo ou mínimo, denominado azeótropo. Nestes pontos, líquido e vapor possuem a mesma composição e as misturas líquidas correspondentes são chamadas de misturas azeotrópicas. Para a mistura azeotrópica, o ponto de ebulição é constante sob dada pressão e ela destila como se fosse uma substancia pura, pois a composição das fases não varia durante a destilação. Os sistemas que apresentam um máximo na curva pressão-composição (desvios positivos) apresentarão um mínimo na curva temperatura-composição.
A mistura água e n-propanol forma uma mistura azeótropica que, durante o processo de destilação, apresenta a mesma composição na fase líquida e na fase vapor. Seu ponto de ebulição pode variar quando comparado com os componentes puros. Esse sistema tem desvio positivo em relação à Lei de Raoult, esse desvio decorre das forças de atração entre as moléculas.
OBJETIVO
Construir o diagrama de fases líquido-vapor do sistema binário: água e n-propanol
SSMA: SEGURANÇA SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Propriedades físicas e químicas
Produto: N-Propanol
Peso molecular: 60,09
Estado físico: Líquido
Cor: Incolor
Odor: Alcoólico.
Ponto de ebulição: 97ºC
Ponto de fusão: -127ºC
Ponto de fulgor: 23ºC
Temperatura de auto-ignição: 412ºC
Pressão de vapor: 20,8 mm Hg a 25ºC
Densidade de vapor: 2,1 (ar = 1)
Densidade: 0,805 g/cm3 a 20ºC
Solubilidade: 100% solúvel em água.
Efeitos do produto: Causa irritação dos olhos