administração
Curso de Graduação a Distância em Administração Pública
Nome: Wanderson Angelo Ferreira Matricula: 201274107C
1) Justifique: “Empreendedorismo e Gerenciamento: processos distintos, porém complementares”.
As diferenças nos métodos operacionais de gerentes e empreendedores são observadas através dos estudos de Mintzberg (1975), Boyatzis (1982), Kotter (1982) e Hill (1992).
Os empreendedores estabelecem uma visão e objetivos e identificam os recursos para torná-los realidades; iniciam mudanças; utilizam a imaginação e criatividade como padrão de trabalho; definem tarefas e funções que criem estruturas de trabalho; possuem trabalho centrado na criação de processos resultantes de uma visão diferenciada do meio. Já os gerentes, perseguem os objetivos fazendo uso efetivo e eficiente dos recursos, trabalhando normalmente dentro de estruturas previamente definidas por outras pessoas; adaptam-se às mudanças e seu padrão de trabalho implica análise racional; o trabalho é centrado em processos que levam em consideração o meio em que ele se desenvolve. A formação gerencial e empreendedora também possuem diferenças, a primeira, baseia-se em uma cultura de afiliação; é centrada em trabalho e comunicação de grupo. Já a segunda, é baseada em uma cultura de liderança e centrada na progressão individual, dentre outras diferenças existentes.
Portanto, o gerente é associado à racionalidade e o empreendedorismo, à intuição. Porém, os dois devem se complementar, pois tanto a racionalidade quanto a intuição devem ser atributos de ambos, mesmo que em um nível diferente.
2) Qual a distinção entre empreendedor, administrador e técnico?
De acordo, com o relato de Gerber (2004, p. 35)
[...] o limite do Técnico é determinado pelo quanto pode fazer sozinho; o Administrador é definido por quantos técnicos pode supervisionar efetivamente ou quantos gerentes subordinados a ele podem organizar em um esforço produtivo; o limite do