Destila o Resenha bibliografica
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ALIMENTOS
GIOVANA MARIA NAVARRO DE MENDONÇA
JOÃO GABRIEL GERMANOVIX DE SOUSA FERREIRA
LARISSA HIKARI FUJII
DESTILAÇÃO
RESENHA BIBLIOGRÁFICA
LONDRINA
2015
1 INTRODUÇÃO
A destilação é um processo físico de separação de soluções homogêneas. É uma das técnicas mais utilizadas em laboratórios de Química, onde se baseia na diferença da temperatura de ebulição entre as substâncias das soluções (FOGAÇA, 2012).
Há dois tipos de destilação, que são utilizados dependendo do tipo da mistura que se deseja separar: destilação simples (separação de misturas sólido-líquido) e destilação fracionada (separação de misturas líquido-líquido).
De acordo com Fellows (2006), os componentes de um alimento com maior grau de volatilidade (“destilados”), são aqueles que possuem maior pressão de vapor, podem ser separados dos componentes com menor grau de volatilidade (“fundos” ou resíduos), os quais possuem menos componentes voláteis.
Na indústria química, a destilação é denominada fracionamento ou destilação fracionada (FOUST, 2011). Este processo é baseado nas diferenças de volatilidade dos constituintes, os quais transferem certa quantidade de massa da fase líquida passa para a fase vapor e vice-versa, porém em diferentes proporções, de modo que a concentração do destilado aumente no vapor e a concentração dos resíduos diminua no líquido (FOUST, 2011). Ainda existem a destilação à vácuo e por arraste de vapor.
Uma importante aplicação é a separação do oxigênio para utilização na metalurgia e na medicina. Outras aplicações resultam da separação do petróleo em diversos produtos para aplicação em automóveis, no asfalto e como óleo lubrificante, querosene, nafta e gases leves (FOUST, 2011). E também, podem ser utilizadas na produção de bebidas alcoólicas destiladas, obtenção da cafeína (FOGAÇA, 2012) e indústrias de açúcar.
2 IMPORTÂNCIA DA DESTILAÇÃO PARA A INDÚSTRIA DE