Análise de Poema. “Amar” de Carlos Drummond de Andrade.
Análise de Poema.
“Amar” de Carlos Drummond de Andrade.
Alex Junior Dos Santos Nardelli
Mariah Aparecida Berto da Silva
Curso: Licenciatura em Letras – Noturno I
Disciplina: Introdução aos Estudos Literários
DELL – Departamento de Estudos Linguisticos e literários
Docente: Prof. Dr. Márcio Scheel
São José do Rio Preto
2013
Análise do poema “Amar” de Carlos Drummond de Andrade, apresentado ao Prof. Dr. Marcio Sheel, na disciplina de Introdução aos Estudos Literários.
Análise de Poema.
“Amar” de Carlos Drummond de Andrade.
Introdução
“Amar” é um poema escrito por Carlos Drummond de Andrade, publicado no seu livro “Claro Enigma” (1951), no capitulo denominada “Notícias amorosas” onde há referência ao amor puro e apaixonado, às tristezas e memórias reunidas durante o caminho vivido. O poema é composto de cinco estrofes, todas elas de muitos versos, exceto a última, constituída, somente de dois versos e trata em seu enredo exclusivamente sobre os aspectos do amor e suas formas de amar.
1. O Autor.
Carlos Drummond de Andrade nasceu em Itabira do Mato Dentro - MG, em 31 de outubro de 1902. De uma família de fazendeiros em decadência, estudou na cidade de Belo Horizonte e com os jesuítas no Colégio Anchieta de Nova Friburgo RJ, de onde foi expulso por "insubordinação mental". De novo em Belo Horizonte, começou a carreira de escritor como colaborador do Diário de Minas, que aglutinava os adeptos locais do incipiente movimento modernista mineiro. Ante a insistência familiar para que obtivesse um diploma, formou-se em farmácia na cidade de Ouro Preto em 1925. Fundou com outros escritores A Revista, que, apesar da vida breve, foi importante veículo de afirmação do modernismo em Minas. Ingressou no serviço