teoria da auditoria atv 3
Cap. 07 Ciclo Organizacional
O ciclo completo da organização de auditoria.
O capítulo busca englobar todo o aspecto antes e pós auditoria. Mostrar quais os processos que levam a seleção de determinado objeto de auditoria e o que ocorre após a entrega do relatório final de trabalho. Ligado a essência do conceito de auditoria, esse tópico se torna fundamental, já que aponta não ser somente importante aprender a metodologia de execução da auditoria, mas também o que fazer depois com o que foi auditado.
Após a leitura da apostila, pode se crer que todo o processo de auditoria se cumpre dentro da tríade “planejamento, execução e relatório”. Mas dentro do capítulo “O ciclo completo da organização de auditoria, vê-se que após a entrega do relatório, o vínculo entre auditada e auditor não pode se romper subitamente. Há as consequências de todo o trabalho feito por ambas as partes. Outro aspecto importante levantado é o processo de escolha das auditadas. Ou seja, o antes da auditoria, os critérios que são levados em conta para seleção do trabalho de auditoria.
O processo de escolha das auditorias em que se vai trabalhar é tão ou mais importante que a realização da própria auditoria, pois aí se mensura a capacidade de realização do trabalho e seu possível acompanhamento (monitoramento) ao final. A escolha dos objetos de auditoria determinará em última análise o impacto final de sua atuação.
Os critérios considerados para a seleção de objeto a ser auditado vão da “percepção da existência de problemas por parte de interlocutores relevantes; prioridade conferida a determinada área pela administração ou liderança da entidade a ser auditada; o volume de recursos envolvidos e os reflexos do objeto a auditar em outras áreas, dentro e fora da organização, ou ainda, a existência de