Kawasaki
1. Perfil da Organização
1.1 A Kawasaki Heavy Industries
A Kawasaki é uma corporação multinacional com mais de cinqüenta subsidiárias (plantas industriais, centros de distribuição e escritórios de vendas) nas principais cidades do mundo. Os negócios abrangem desde o projeto de engenharia até o controle ambiental de indústrias, máquinas e robôs industriais, engenharia naval e marítima, engenharia de usinas energéticas e siderúrgicas, material ferroviário, aeroespacial e é claro, jetskis, quadriciclos e motocicletas. Como outras companhias bem-sucedidas, a Kawasaki começou com um sonho e cresceu até se tornar a grande corporação que é hoje.
Em 1878, o fundador Shozo Kawasaki, começou um estaleiro para construir navios de aço transoceânicos. Em 1886, a incipiente operação foi expandida e passou a ser conhecida como Estaleiro Kawasaki.
| | |
Dez anos mais tarde em 1896, o Estaleiro Kawasaki foi incorporado e Kojiro Matsukata foi apontado primeiro presidente da companhia. Em 1906 foi iniciada a fabricação de locomotivas, vagões de carga e passageiros no recém-inaugurado complexo industrial Hyogo Works, e no ano seguinte, a produção de turbinas navais a vapor foi iniciada no estaleiro.
Durante 1918, o Departamento de Aeronaves foi inaugurado em Hyogo Works, numa época em que aviões ainda eram feitos com madeira e tecido, e podiam voar por apenas poucas horas. Pouco tempo depois, foi inaugurada uma fábrica de aeronaves, onde foi construído o primeiro avião japonês feito com metal.
O ano seguinte marcou o início de muitas mudanças. O Departamento de Frete Marítimo foi desmembrado para formar a Kawasaki Kisen Kaisha Ltd (K-Line). Em 1928, o complexo Hyogo Works foi desmembrado para se tornar a Kawasaki Rolling Stock Manufacturing Company Ltd. Em 1937, o Departamento de Aeronaves se tornou a Kawasaki Aircraft Company Ltd, e em 1950, o Departamento Siderúrgico se tornou a Kawasaki Steel Corporation. Esses