A Teoria Proposta Por Vygotski
Magistério/Pós Didática
Professora: Rosane
Aluna: Cláudia Marcia F.Carneiro
Teoria de Vygotsky
A teoria proposta por Vygotski, defende a idéia de contínua interação entre as mutáveis condições sociais e a base biológica do comportamento humano. Partindo de estruturas orgânicas elementares, determinadas basicamente pela maturação, formam-se novas e mais complexas funções mentais, considerando a natureza das experiências sociais a que as crianças forem expostas.
As palavras parecem o nome das coisas, a maioria, não todas, parece se referir a objetos específicos. As palavras parecem ser o material do pensamento e não afetar o pensamento em si.
Ao internalizar instruções, as crianças modificam suas funções psicológicas: percepção, atenção, memória e capacidade para solucionar problemas. Assim, estas funções mentais superiores, o armazenamento e o uso adequado da memória, formam novos conceitos e o desenvolvimento da vontade aparece, inicialmente, no plano social, e posteriormente surge no plano psicológico. A palavra dá forma ao pensamento, criando novas modalidades de atenção, memória e imaginação.
No desenvolvimento a imitação e o ensino desempenham um papel de primeira importância, põem em evidência as qualidades especificamente humanas do cérebro e conduzem a criança a atingir novos níveis de desenvolvimento, A criança fará amanhã sozinha aquilo que hoje é capaz de fazer em cooperação, seja feita entre um jogo ou brincadeira e as situações escolares de aprendizagem. Por conseguinte, o único tipo correto de pedagogia é aquele que segue em avanço relativamente ao desenvolvimento e o guia. Deve ter por objetivo não as funções maduras, mas as funções em vias de maturação, onde o autor ressalta a importância do lúdico, entre as relações instrução e desenvolvimento, explorando o caráter espontâneo da brincadeira, exercitando no plano imaginativo a representação de papéis ou situações que compõem o quotidiano. Apesar de nem toda