Escrita de autoria
Início: 25/11/2013 Término previsto: 29/11/2013
Para que os alunos possam realizar a produção de autoria, trabalharemos com o conto “Pinóquio”.
1ª etapa
Conversar com a classe sobre contos já lidos. Perguntarei quais são os preferidos, que autores os estudantes conhecem e se já leram versões diferentes da mesma história. Apresentarei a proposta de produzir contos modificados.
2ª etapa
Iniciarei com a leitura e discussão da história. Durante a discussão realizarei algumas perguntas aos alunos, tais como: onde se passa a história? Há personagens bons e maus? O que acontece com eles no final?
Com as respostas dadas por cada criança, farei uma anotação para que possamos enriquecer posteriormente a autoria partindo desses pontos levantados por eles.
4ª etapa
Convidarei a turma a modificar um conto conhecido. Indicarei a transformação principal e suas decorrências.
A modificação do conto será feita de maneira coletiva, onde todos os alunos poderão opinar a respeito das mudanças que acham interessantes e que podem dar um novo final ao conto.
No dia que iniciarmos a produção de autoria, explicarei aos alunos que o conto será mantido como o original somente no início, mas que no decorrer do conto, os acontecimentos precisarão ser modificados e a história deverá ganhar um novo final.
5ª etapa.
Os alunos realizarão a produção do texto em folha rascunho. Farei juntamente com eles a correção ortográfica e gramatical do texto para que os mesmos possam passar a limpo sua história.
Dado o recente desenvolvimento vertiginoso das tecnologias de comunicação e tratamento de informações (TICs), coloca-se o desafio de construir os caminhos para que educadores e educandos possam manejar estes recursos de forma a atender a interesses mais plurais e humanitários do que o simples desejo da produtividade irracional para o enriquecimento de poucos.
A forma pela qual encaminhamos a resposta ao desafio