Neuroanatomia na Síndrome do Pânico
Rev Bras Pisquiatr 2004;26(3):202-6
Neuroanatomia do Transtorno de Pânico
Neuroanatomy of Panic Disorder
Marco Andre Mezzasalma,a Alexandre M Valença,a Fabiana L Lopes,a
Isabella Nascimento,a Walter A Zinb e Antonio E Nardia
Versão original aceita em português
aLaboratório de Pânico e Respiração. Instituto de Psiquiatria – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil bLaboratório de Fisiologia Respiratória. Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho – Universidade Federal do Rio
de Janeiro, Brasil
Resumo
Objetivos: O Transtorno de Pânico (TP) é um transtorno de ansiedade que permite um estudo comparativo de modelos animais visando à elucidação dos circuitos cerebrais envolvidos na sua gênese, embora estes ainda tenham sido pouco discutidos.
Métodos: Os autores realizam uma revisão da literatura sobre neurobiologia e neuroanatomia do TP.
Resultados: Uma revisão de dados demonstra a existência de uma “rede de medo”, que tem como ponto principal o núcleo central da amígdala e compreende o hipotálamo, o tálamo, o hipocampo, a substância cinzenta periaquedutal, o locus ceruleus e outras estruturas do tronco cerebral. Sua presença é evidenciada em estudos de modelos animais de estados emocionais e comportamentais, e sua presença e importância podem ser extrapoladas para o TP em humanos.
Conclusão: Esta rede de medo pode permitir que novos avanços e estudos utilizando técnicas de neuroimagem e/ou psicofármacos possam auxiliar na maior elucidação da circuitos cerebrais do TP.
Descritores: Neurobiologia; Transtorno de pânico; Neuroanatomia; Medo; Ansiedade; Condicionamento (psicologia)
Abstract
Objectives: Animal model studies may allow greater elucidation of the cerebral circuits involved in the genesis of Panic Disorder (PD), but these studies have not yet been fully analyzed.
Methods: The authors review recent literature on the neurobiology and neuroanatomy of PD.
Results: In this update, the authors present a revision of data that demonstrates the