Aluno
CURSO DE PSICOLOGIA
NEUROPSICOLOGIA
ELABORADA POR PATRÍCIA ABREU
ANO DE 2014.
*Material de referência para uso nas aulas de Neuropsicologia.
NEUROPSICOLOGIA
INTRODUÇÃO
A neuropsicologia visa entender as relações entre estruturas cerebrais, processos psicológicos e comportamentos. Estuda diversas funções cognitivas como linguagem, percepção, atenção, memória e funções executivas. Um de seus principais objetivos é formular hipóteses sobre o funcionamento cognitivo de cada indíviduo, e verificar a influência deste sobre seu padrão de relação com o ambiente, como por exemplo: desempenho quanto as atividades da vida diária, alterações de personalidade e de comportamento, déficits sociais, de aprendizagem, entre outros. Para este fim, o neuropsicólogo faz uso de testes objetivos e específicos para avaliar as funções descritas anteriormente, de observações clínicas quanto ao comportamento, além de outros instrumentos que julgar necessário para cada caso. Todo este processo se entende como avaliação neuropsicológica. Este permite a construção de um perfil individual e a partir deste é possível delinear, ou sugerir possibilidades de tratamentos mais adequados, tanto no que tange a clínica psicológica quanto a atuação de outros profissionais.
Ressalta-se que a neuropsicologia é uma ramificação da psicologia que se baseia em conhecimentos oriundos da psicologia e de outras disciplinas, dentre eles encontram-se como exemplos: a psicologia cognitiva, psicologia experimental, psicologia clínica, neuroanatomia, neurofisiologia, psiquiatria, pedagogia. Dessa forma, se faz uma prática interdisciplinar, e que, atualmente, ganha espaço considerável dentro da psicologia tanto no campo da pesquisa quanto da clínica.
OBJETIVO
Apresentar os fundamentos da neuropsicologia, caracterizando e integrando o funcionamento cerebral, funções cognitivas e métodos de investigação na