Desporto e autarquias
DESPORTO E AUTARQUIAS
Índice 1. Introdução 3 2. Políticas Autárquicas 4 3. Desenvolvimento Desportivo 6 4. Nível Desportivo 9 5. Conclusão 10 6. Bibliografia 11
Introdução
O nosso trabalho tem como título “Desporto e Autarquias”, e o principal objectivo do nosso trabalho será incidir sobre as políticas subjacentes às autarquias para que estas consigam solucionar as necessidades essencialmente desportivas, mas também sociais e culturais, da sua população. O objectivo do trabalho não é aprofundar o tema mas sim entender a multiplicidade de contextos no entendimento do Desporto e as directrizes utilizadas nas soluções alusivas a este grande factor, por parte das Autarquias. Esperamos portanto atingir os objectivos propostos para o trabalho, de modo a fazer uma correcta e integral introdução a este tema tão abrangente da nossa sociedade.
Políticas Autárquicas
Para além de outras estruturas existentes, é da competência das autarquias desenvolver políticas de desenvolvimento desportivo de modo a que se possa corresponder aos desejos e perspectivas da população do município.
Na actualidade, o crescimento e desenvolvimento do desporto a nível populacional é geral, visto que a prática desportiva está incrementada nos municípios através de diversos factores como Clubes, Associações, a simples orla marítima de Gaia, por exemplo, que providencia um local à prática de actividades como ciclismo e jogging.
Como órgão directamente ligado aos munícipes, as Autarquias detêm um elevado grau de responsabilidade no aumento deste desenvolvimento que abordamos. Concorrendo para esta ideia, cabe às Autarquias a atenção de resolver necessidades criadas pelos munícipes, daí o estreitamento existente de agregação entre estes intervenientes. Apesar de o desenvolvimento não ser totalmente responsabilidade das Autarquias, sem estas, não é menos verdade dizer que tal também não seria possível.
Como tal, o grande