Moda
Desde a virada do século as coleções de moda tem características resultantes de uma série de releituras de coleções passadas. A releitura, portanto é uma alternativa para os novos designers, uma vez que se torna quase impossível a criação de peças de conceito inovador, que jamais tenham sido desenhadas, pensadas ou sugeridas. Tais releituras possibilitam aos novos profissionais da área a elaboração de criações baseadas em peças já aprovadas no contexto social. É possível reinventar coleções passadas, garantindo que características e tendências socio-culturais sejam responsáveis pela atualização do contexto da obra.
2 – As cores influenciam no mercado e ciclo da moda? Porque?
A escolha da cartela de cores determina o clima da coleção, associando-a às estações. Tal feito é responsável por caracterizar as diferentes épocas do ano e suas tendências.
As cores são responsáveis por criar um efeito atraente e comunicativo. Neste contexto, assim como cortes e texturas, as cores interferem na construção de uma mensagem ou conceito. À completa compreensão de determinada mensagem, devemos atribuir todos os fatores comunicativos, que despertam, até mesmo automaticamente, percepções involuntárias. Uma vez que as cores são capazes de estabelecer vínculos sentimentais e emocionais, estas se tornam fatores imprescindíveis para estreitar a relação do consumidor ao produto.
3 – Qual a relação entre as tendência e o mercado consumidor de moda, mais precisamente o fast fashion?
Dentro das exigencias da moda atual, nasceu o fast fashion, fenômeno mercadológico que se traduz “moda rápida”. O conceito de fast fashion se torna cada vez mais importante para o varejo de moda mundial que visa atender aos indivíduos da atualidade, cada vez mais ávidos pelo consumo e mais informados em termos de moda. Os produtos passam a ser desenvolvidos por temas, em vez de coleções para alimentar