Desnaturação proteíca
Assinar para acessar o trabalho completo
Enviado por Paulapuertas, maio 2012 | 4 Páginas (919 Palavras) | 38 Consultas
|
4.5 1 2 3 4 5
|
Denunciar
|
APROVEITE O NOSSO RELACIONAMENTO PÚBLICO...
Envie
Tema: Desnaturação proteíca e ação enzimática
Introduçao:
Proteínas são moléculas formadas pela união de aminoácidos, por meio de ligações peptídicas. São constituídas por carbono, oxigênio,nitrogênio e hidrogênio, podendo ou não apresentar enxofre. Possuem dobramentos que conferem a elas formas tridimensionais: estruturas secundárias, terciárias e quartenárias.
A forma da proteínadetermina a sua função. Assim, uma alteração estrutural poderá ser capaz de provocar deficiências em seu funcionamento. Na hemoglobina, por exemplo, a substituição de glutamato por valina, por meio demutações, causa no indivíduo uma doença denominada anemia falciforme.
Agentes físicos e químicos podem acarretar no que chamamos de desnaturação. Esta consiste no rompimento das ligações peptídicase/ou perda das estruturas secundárias e terciárias, podendo ser reversíveis ou não, já que provoca um re-arranjo da proteína. Esta, desnaturada, apresenta-se insolúvel em água e se precipita emsoluções.
Para exemplificar a desnaturação proteica, podem ser feitos experimentos nos quais determinada proteína é exposta a diferentes condições.
Objetivos
- reconhecer as proteínas como moléculaseletricamente carregadas
- analisar a influência do pH sobre essas cargas
- reconhecer os grupamentos responsáveis pela solubilidade das proteínas em água
- identificar os agentes que podemalterar essa solubilidade
Imagine uma solução aquosa de proteína à qual foi adicionada uma certa quantidade de sal neutro. A água, que apresenta um grande poder de solvatação, passa a interagir com asduas espécies: as proteínas e os íons provenientes da dissociação do sal. Porém, as moléculas de água apresentam maior