desnaturação proteica
Quando uma proteína é submetida à alteração brusca de certos fatores,podem ocorrer rapturas nas ligações que mantem a forma de molécula,alterando a estrutura espacial da proteína. Esse fenômeno é chamado de desnaturação.
A desnaturação é um processo que se dá em moléculas biológicas, principalmente nas proteínas, expostas a condições diferentes àquelas em que foram produzidas, como variações de temperatura, mudanças de pH e variação de polaridade, entre outros. A proteína perde a sua estrutura tridimensional e, portanto, as suas propriedades. Este processo é irreversível.
A desnaturação também atinge enzimas, que realizam funções vitais no corpo. Por isso que os médicos preocupam-se antes em baixar a febre do que descobrir a causa, pois a alta temperatura pode destruir enzimas de funções vitais, como as enzimas que auxiliam no processo respiratório.
Cada proteína tem uma temperatura específica de desnaturação.
O pH também pode desnaturar uma proteína, uma vez que a proteína tem seu pH, qualquer coisa em contraposição irá alterar sua estrutura tridimensional.
Como já falamos muitas proteínas são enzimas,portanto,sua desnaturação leva a grandes distúrbios nos seres vivos.
O processo de desnaturação proteica é muito comum, principalmente na digestão para uma melhor absorção das proteínas. A gelatina, por exemplo, é a desnaturação do colágeno,geralmente proveniente do couro de gado.
OBJETIVO
Esta aula teve como objetivo a desnaturaçao proteica por variaçao de polalirade e do pH(potencial de hidrogenato),com os testes que comprovam os aspectos apresentados.
MATERIAL E MÉTODOS
Béquer de 250 ml
Béquer de 50 ml
Tubo de Ensaio
Seringa
Pipeta
Álcool Hidratado
Vinagre
Ovo
Suco de Limão
Leite in Natura
Prato Fundo de Plástico Colorido
Teste com o ovo
Primeiramente adicionamos álcool etílico numa vasilha. Logo após quebramos um ovo sem que a gema se rompesse.
Teste com leite e vinagre
Adicionamos