Desinstitucionalização de jovens
(Departamento de Sociologia )
I Programa de Doutoramento em Serviço Social
Maria José Maia
Relatório de Progresso
Seminário de Tese
Docente: Professora Doutora Maria do Rosário Serafim
Março de 2007
NOTA DE APRESENTAÇÃO
O Relatório de Progresso surge no âmbito da Cadeira Seminário de Tese, inerente ao 2º ano do Programa de Doutoramento em Serviço Social.
Este documento está estruturado em duas partes distintas: Enquadramento da Pesquisa e Fundamentos Teóricos, na parte I é apresentado o tema; a delimitação da questão a investigar; objectivos gerais; justificação do tema e opção metodológica. A parte II apresenta as referências teóricas e conceptuais que sustentam o estudo.
O Relatório encerra com uma calendarização das actividades desenvolvidas e a desenvolver no período temporal 2007 -2008.
PARTE I – ENQUADRAMENTO DA PESQUISA
1-TEMA
Adultos à Força? Trajectos e projectos de vida de jovens, institucionalizados em lares de acolhimento.
2- DELIMITAÇÃO DA QUESTÃO A INVESTIGAR
Este estudo pretende focalizar uma questão central, a análise dos “trajectos e projectos de vida de jovens institucionalizados, após a sua saída dos lares de acolhimento”, procurando compreender, se o “modelo de institucionalização”[1] constitui um factor condicionante do processo de inclusão pessoal, socio-educativo e profissional dos jovens?
3- OBJECTIVOS
Perante este exercício de compreensão, foram definidos três objectivos gerais desta pesquisa: a) Analisar os processos e factores potenciadores de inclusão pessoal, social e profissional dos jovens institucionalizados em lares de acolhimento; b) Identificar os