desing for seis sigmas
Introdução 2
Implementação do método Seis sigma 3
Método DMADV: 4
O método DMAIC: 6
Benefícios: 7
EXEMPLOS DE IMPLEMENTAÇÃO: 7
Referencias 8
Introdução
O design for six sigma ou seis sigma é uma ferramenta que auxilia na gestão da qualidade de um produto ou serviço que está em não conformidade.
Este de conceito de conformidade está vinculado e erros na produção ou defeitos, falhas ou em suas especificações.
A metodologia seis sigma pode ser utilizada como uma ferramenta de gerenciamento concomitantemente a gestão da qualidade total e satisfação do cliente. Esta é uma visão de estratégia gerencial necessária as muitas organizações como diferencial e agregação de valor que nada mais é que os benefícios obtidos sobre o custo do produto ou bem de serviço.
No caso , só entraremos em detalhamento na gestão da ferramenta seis sigma voltada para bens de produção. Onde a competitividade tem-se tornado cada vez maior com ciclos de vida de produtos cada vez menores. Essa velocidade de transformação e mercado mais exigentes com mais concorrentes e qualidade elevada. Faz-se necessária uma gestão voltada para atendimento dessas necessidades. Ponto vital de sobrevivência no mundo moderno.
Na visão do seis sigma a gestão é objetiva e clara na sua implementação e aplicação onde a qualidade está atrelada as finanças de forma planejada e controlada. A ferramenta traz melhorias pois sua forma age diretamente sobre o processo.
O conjunto surgiu no ano de 1987, na MOTOROLA onde iniciativas de estudos sobre a variabilidade dos processos de produção com o objetivo de melhorar o desempenho por analises das variações. Essas iniciativas foram reconhecidas pela direção da Motorola, que apoiou e estimulou a disseminação da nova abordagem proposta, pois visava à implantação em todas as atividades da empresa e enfatizava o conceito de melhoria contínua (HENDERSON; EVANS, 2000).
Implementação do método