Manufatura
Operando no Brasil desde 1974, a Cummins é considerada a maior fabricante de motores diesel do mundo. Durante esse tempo, tem sustentado níveis recordes de produção e consolidado liderança de mercado em vários segmentos onde atua. Reconhecida pelo mercado e por usuários como a marca mais robusta, econômica e confiável, a Cummins acumula ainda importantes avanços tecnológicos, fruto de constantes investimentos em tecnologia e na capacitação de seus profissionais.
Para continuar nesse nível de excelência, a unidade de Guarulhos do grupo está em pleno processo de implantação do conceito de Manufatura Integrada, que tem prazo de encerramento para o final de 2009. A equipe redação da Revista Mecatrônica visitou a unidade e verificou que o conceito adotado pela Cummins vai bem além de uma máquina monitorada por computador. O trabalho está sendo implantado na unidade de montagem de motores e, entre os objetivos, está prevista a melhoria da qualidade, padronização de conceitos da engenharia e facilidade na introdução de novos produtos.
A mudança de conceito na Cummins teve início após a matriz localizada na cidade de Columbus, Indiana (USA), implantar a estratégia de gerenciamento “Seis Sigma”, forma de administração que quando integrada ao Lean (manufatura enxuta) propicia um aumento de velocidade, permitindo a obtenção da qualidade com produtividade. A abordagem Seis Sigma foi desenvolvida pela Motorola, na década de oitenta, com o objetivo de reduzir a taxa de falhas em seus produtos eletrônicos manufaturados.
A Seis Sigma ajudou a identificar que a Cummins necessitava de uma atualização da sua linha de manufatura para atingir uma maior redução de custos. A pesquisa foi feita em cada uma das mais de 70 empresas da Cummins pelo mundo. Cada uma das plantas fez uma estimativa para a matriz, informando o tempo estimado para o sistema local de manufatura entrar na obsolência. A partir daí criou-se o projeto