Pedagogia
Em face ao contexto globalizado em que o mundo encontra-se, a competitividade acelerada e às mudanças constantes, este Trabalho Final de Graduação pretende evidenciar o contexto organizacional no qual o homem está inserido, bem como as mudanças ocorridas no ambiente empresarial e no ser humano. Presume que tendências como: incentivo à aprendizagem/educação, criatividade e criticidade, são fatores que devem ser incentivados nas organizações, uma vez que podem fazer com que as mesmas apresentem um quadro funcional diferenciado e qualificado, capaz de perceber oportunidades, tornando-se assim um diferencial competitivo. Neste sentido, abre-se espaço para o pedagogo, que apresenta-se apto para lidar com questões de caráter didático, psicológico e sociológico, fazendo com que objetivos como educação e aprendizagem sejam alcançados de forma eficiente e eficaz, proporcionando melhores resultados e uma capacidade de diferenciação no mundo extremamente competitivo.
PALAVRAS-CHAVE – Mudanças Organizacionais – Aprendizado – Competitividade – Pedagogo.
INTRODUÇÃO
O mundo em transformação, o processo de mudança acelerada, as crises decorrentes da ciência e da tecnologia, exigem como resposta constantes readaptações, mudanças. As fronteiras não mais existem, a estabilidade acabou, a qualidade é cada vez mais exigida, o mercado de trabalho é cada vez mais competitivo.
Neste contexto, a sociedade do conhecimento exige que os homens estejam continuamente educando-se e adaptando-se a nova realidade para que não acabem excluídos, pois a mudança tende a tornar o meio ambiente mais desafiante e marcado pela competição.
A mudanças e o crescimento contínuo fazem parte do cotidiano. Assim, o ser humano deve estar preparado para ser constantemente surpreendido pela vida, de forma que consiga superar os obstáculos e aprender com eles; não pode-se esperar que a crise apareça de repente e o derrube. Mais ainda, se abandonar a idéia de que vive-se num universo