algo sim
Este relatório tem como finalidade apresentar e justificar a escolha, os aspectos físicos e o dimensionamento de uma ponte de concreto armado de três vãos e seção aberta de duas vigas, seguindo as normas técnicas vigentes.
2. CARACTERÍSTICAS DA OBRA
2.1. LOCAL DE IMPLANTAÇÃO
A ponte será construída com o intuito de conectar os municípios de Santa Cruz ao distrito de Itaguaí, no estado brasileiro do Rio de Janeiro. Trata-se de uma região com forte potencial de expansão devido ao inicio da instalação do porto Sudeste no município de Itaguaí. A empresa MMX está investindo na região com o objetivo de exportar a grande quantidade de minério extraído no Brasil. Esse investimento está gerando uma movimentação econômica e de pessoas aceleradas na região. Essa ponte promoverá uma maior mobilidade à região. Associado ao projeto da ponte deverá ser executado uma reforma e expansão nas ruas que dão aceso a mesma. Projetos de asfaltamento deverão ser executados em ambos os sentidos que a ponte atenderá. Fotos da região, obtidas pela ferramenta Google Earth, estão apresentadas abaixo.
Figura 1: foto por satélite da região à ser implementada a ponte, indicando a calha do rio e as edificações no entorno. Fonte: Google Earth. 2
Figura 2: mesma foto acima, indicada em mapa, da região em questão. Fonte: Google Earth.
2.1.1. LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO
A região ao entorno, Santa Cruz, Itaguaí e Mangaratiba são conhecidas por serem compostas por planícies sem grandes elevações no decorrer do litoral verde. O levantamento topográfico da região foi efetuado e confirmou isso, no espaço onde será efetuada a obra percebemos uma diferença não superior a 2,0m de altura para cerca de 200m linear. A região fica praticamente no mesmo nível do mar, sendo obtidas curvas de nível entre 4,0 e 5m.
Figura 3: planta topográfica do terreno em questão. A linha azul indica o trajeto do Rio
2.1.3. ESTUDO GEOTÉCNICO
Para a