desinfecção avicultura
Assim como outras medidas técnicas e de profissionalização, a higienização, ou seja, lavação e desinfecção rotineira das instalações faz parte da avicultura tecnificada há décadas. O objetivo principal é a retirada de detritos e eliminação de agentes causadores de doenças como vírus, bactérias e parasitos, antes do alojamento de um novo lote de animais.
A desinfecção de granjas constitui um processo muito importante na atividade, que faz parte do conceito de biossegurança. A desinfecção marca o início de uma seqüência de atividades técnicas e administrativas cujo objetivo é reduzir o risco do comprometimento da produtividade o que pode ocasionar grandes perdas econômicas ou causar impactos sobre a saúde publica como a Salmonelose.
Muitas doenças são estabelecidas quando a grande presença de agentes patogênicos (chamada de pressão de desafio) ultrapassa os limites da resistência do animal. Então quando em um ambiente de baixa higiene que é um ambiente potencialmente contaminado, muitas vezes os animais não têm resistência o suficiente e adoecem em maior freqüência, causando perdas diretas (mortes) ou indiretas (desuniformidade, perda de peso, gastos com medicamentos, condenações e transmissão de doenças).
Os agentes patogênicos podem ficar presentes no meio ambiente e instalações por longos períodos gerando o que chamamos de pressão de desafio. Umidade, ausência de incidência de luz solar e temperaturas amenas são condições favoráveis a preservação dos agentes viáveis e ativos, aguardando oportunidade de contaminarem um organismo animal, se multiplicar e disseminar a outros animais do lote.
PROPRIEDADES DOS DESINFETANTES MAIS FREQÜENTES.
_Desinfetante - Espectro da atividade*
_Ácidos - Bactericida; Esporicida; Atua sobre alguns vírus
_Formoldeído e Glutaraldeído - Bactericida; Esporicida; Viricida; Fungicida
_Compostos de Iodo - Bactericida; Esporicida; Viricida; Fungicida
_Compostos de Cloro - Bactericida;