Biosseguranca avicultura
BIOSSEGURANÇA: Avicultura
São José dos Campos – SP
2014
1. INTRODUÇÃO
A produção avícola está muito mais valorizada atualmente e seu público alvo é principalmente as grandes empresas de produção de alimentos, abastecimentos de açougues, supermercados e grandes redes de restaurantes.
A criação de frangos de granja pode ser usada para corte de frango e na obtenção de ovos, cabe ao empreendedor dispor de uma estrutura com condições adequadas para criação de aves, por isso, tornou claro e evidente a necessidade de uma maior e mais detalhada atenção à saúde dos plantéis, para evitar surtos de enfermidades, que além de trazer prejuízos econômicos também trará risco a saúde publica. Através de um programa de biossegurança podemos evitar as enfermidades.
A biossegurança significa um conjunto de políticas e normas operacionais rígidas, que terá como função proteger os rebanhos de qualquer tipo de contaminação, para não trazer riscos de enfermidades, surtos de doenças para seus consumidores e ao rebanho de aves.
A biossegurança é um conjunto de medidas aplicadas em todos os segmentos da criação das aves, objetivando principalmente:
- Diminuir o risco de infecções e aumentar o controle sanitário dos planteis.
- Minimizar a contaminação do ecossistema.
- Resguardar a saúde do consumidor do produto.
Os cuidados com a saúde das aves começam ainda na escolha do