Enfermagem
A imunização acontece quando uma pessoa é estimulada, por ação de uma vacina à aquisição de proteção imunológica a desenvolver uma defesa contra uma doença infecciosa. Essa prática que tem como objetivo aumentar a resistência de um indivíduo contra infecções.
Ela é administrada por meio de vacina, imunoglobulina (colhidos de humanos) ou por soro (colhidos de animais) de anticorpos. As vacinas são usadas para induzir a imunidade ativa pelo organismo. Sua administração resulta numa resposta biológica e na produção de anticorpos específicos. A imunidade ativa dura muitos anos, já a passiva é induzida pela administração de anticorpos contra uma infecção particular. A imunidade passiva dura apenas algumas semanas.
• Imunização Ativa
A imunização ativa é quando o próprio sistema imunológico, ao entrar em contato com uma substancia estranha no organismo, responde produzindo anticorpos e células imunes (linfócitos T) para proteger o organismo de alguma ameaça. É o tipo de imunização que dura por vários anos e muitas vezes, dura pela vida toda.
Existem dois meios de se adquirir imunidade a uma doença, ou quando se contrai a doença ou através da vacinação direta. Por exemplo, quando temos caxumba uma vez não teremos mais, pois nosso corpo já criou anticorpos para destruir o agente causador da caxumba. E através da vacina, é quando não foi preciso adquirir a doença e a criança recebeu a vacina como tipo de prevenção.
• Imunização Passiva
Essa imunização é o tipo que é adquirida através da transferência ao individuo de anticorpos produzidos por um animal ou por um homem.
Este é o tipo de imunidade que produz uma rápida proteção ao indivíduo e que é temporária, durando algumas semanas ou meses. É o tipo de imunização mais comum e que se caracteriza pela passagem de anticorpos da mãe para o feto via placentária ou pelo leite. Essa transferência ocorre nos últimos 2 meses de gestação, para garantir uma boa imunidade à criança durante seu primeiro ano