Desiguladade
DESIGUALDADE DE RENDA E POBREZA.
Salvador
2014
DESIGUALDADE DE RENDA E POBREZA.
Relatório final sobre a desigualdade de renda e pobreza.
Salvador
2014
RESUMO: Distribuição de renda é a forma como a receita obtida por um país ou região é distribuída entre sua população local, por meio de um ganho salarial maior disponível à maior porcentagem possível da população.
PALAVRA CHAVE: renda; distribuição; salário; distribuição;
TEXTO DO TRABALHO No Brasil, existe uma enorme desigualdade social e econômica há muito tempo. Nos últimos anos, o governo tomou medidas através de programas sociais, recuperação do salário mínimo e maior geração de emprego formal (carteira assinada). Porém, a carga tributária elevada acaba prejudicando bastante esse processo de tentar amenizar a desigualdade. Ou seja, O Brasil não tem sido muito eficaz em utilizar o sistema tributário e de gasto social para reduzir substancialmente sua alta desigualdade de renda, ou seja, não estaria ocorrendo uma efetiva transferência de renda das camadas mais ricas para as mais pobres.
Outro fato relevante foi que a desigualdade no Brasil ficou estagnada em 2013, segundo o IBGE. O índice de Gini, que mede todas as fontes de rendimento (aposentadorias, transferências do governo, alugueis e rendimentos das aplicações)passou de 0,504 para 0,505 nesse período. Lembrando que quanto mais próximo de zero, melhor é a distribuição de renda. A desigualdade cresceu especialmente porque a renda dos 10% mais ricos sobe mais (5,7%) do que a dos 10% mais pobres (3,5%).
Alguns do programa sociais do governo:
Minha casa minha vida: Se propõe a subsidiar a aquisição da casa própria para famílias com renda até R$1.600,00 e facilitar condições de acesso ao imóvel para famílias com renda até R$ 5mil.
Pronatec: Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, objetivo é ampliar a oferta de cursos de educação profissional