A Tentativa de Resolver as Desiguladades com Tratamento Desigual
Gestão de Recursos Humanos • Matutino 903 Sul
Elaboração de Trabalhos Acadêmicos • 1º Sem. 2013 • ELTAC
1316481 Sandra Mara Borges
1316586 Vanusia Resplande Bento
..
Palavras Chaves
Cotas raciais, universidade, legislação brasileira, segregação racial, negros, etnia, preconceito, minorias, discriminação, racismo.
A Tentativa de Resolver a Desigualdade com Tratamento Desigual
A partir da chegada de negros, tidos por escravos, no século XVII, a população afrodescendente sofreu múltiplos tipos de preconceito, principalmente na cena política. Com a modernização, começaram a lutar por seus direitos e realizaram muitas conquistas. Uma delas foi a existência de cotas raciais para o ingresso nas universidades americanas, que após certo tempo, foram aplicadas também em outros países. De acordo com Lesme:
As cotas raciais são um modelo de ação afirmativa implantado em alguns países para amenizar desigualdades sociais, econômicas e educacionais entre raças. A primeira vez que essa medida foi tomada data de 1960, nos Estados
Unidos, para diminuir a desigualdade socioeconômica entre brancos e negros. (LESME, 2007, Brasil Escola).
Tal ação surgiu em busca da igualdade entre grupos discriminados ou desprezados em uma sociedade, com a finalidade de prevenir essa discriminação. Conforme Joaquim B.
Barbosa Gomes:
Políticas e mecanismos de inclusão, concebidas por entidades públicas, privadas e por órgãos dotados de competência jurisdicional, com vistas à concretização de um objetivo constitucional universalmente reconhecido – o da efetiva igualdade de oportunidades a que todos os seres humanos têm direito. (LEAL, 2008.)
No Brasil, o sistema de cotas foi adotado pela primeira vez na Universidade de
Brasília, em Junho de 2004, com base em um estudo social que comparava renda com coloração da pele. Na ultima década, muitas outras universidades nacionais aderiram a esse sistema, mas, somente em agosto de 2012 a lei