Desigualdades Regionais 2014
A Constituição Federal de 1988 é abarrotada de princípios que nem sempre atendem as demandas geradas. Desde 1889 o Brasil é um país republicano e federalista, contudo, as desigualdades são alarmante nas regiões Norte e Nordeste do país, enquanto que as regiões Sul e Sudeste se mostram à frente, no entanto a desigualdade é presente.
Destarte, o problema é o desprezo da renda per capita empregada nas regiões norte-nordeste, isto é, a má distribuição de recursos tributários. Desse modo, o presente trabalho tem a intenção de elencar tais desigualdades entre as regiões.
REGIÃO SUL
A região Sul do Brasil, formada pelos estados: Rio grande do Sul, Santa Catarina e Paraná possui uma economia bem diversificada e desenvolvida. É a segunda mais industrializada do país, vindo logo após o Sudeste. Entretanto, verifica-se ainda a existência de mais de 3,1 milhões de pessoas em situação de pobreza e de outras 850 mil vivendo em condições de miséria.
A Região Sul se apresentou como a segunda região mais importante na formação do PIB nacional, em 2009, atingindo 16,54% do total, com um PIB superior a R$535 bilhões, ficando atrás apenas da região Sudeste. Porém, mesmo a região apresentando um dos melhores índices de qualidade de vida do país, um dos maiores problemas da Região Sul é o mesmo que encontramos nas outras regiões do país: a acentuada desigualdade na distribuição de renda.
Diferentemente do que vemos em reportagens referentes às riquezas da região, o Sul apresenta