Botânica
Folha: fotossíntese (produção de glicose-alimento para a planta e liberação de oxigênio para a atmosfera terrestre)
Raiz: absorção dos nutrientes do solo (água e sais minerais) e fixação do vegetal no ambiente terrestre.
Caule: sustentação dos órgãos fotossintetizantes (folhas) e reprodutivos (flores e frutos)
Órgão reprodutivo:
Flor: proteção do androceu ♂/ gineceu ♀ e atração dos agentes polinizadores
Fruto: proteção das sementes e adaptação aos agentes dispersores das sementes
Semente: unidade de dispersão
Questão 02 – Raiz tuberosa- Raiz subterrânea que atua também como órgão especial de reserva. Exemplos: Cenoura, beterraba, entre outras.
Raiz tabular- Tipo particular de raiz suporte em que os ramos radiculares crescem e se fundem com o caule, formando verdadeiras tábuas. Encontrada em plantas de grande porte.
Raiz estrangulante-. Essas plantas produzem raízes que crescem em direção ao solo e podem envolver o tronco da célula hospedeira. Desenvolve-se em certas plantas epífitas.
Raiz sugadora ou haustório- São raízes muito finas que penetram no caule da planta hospedeira. Raiz aérea típica de plantas parasitas e hemiparasitas.
Raiz Respiratória ou PNEUMATÓFORO- Raiz aérea com função respiratória, que se diferencia a partir de uma raiz subterrânea e cresce em direção à superfície, ficando exposta ao ar ou a água.
Questão 03 – ( C ) ( E ) ( B ) ( A ) ( D )
Questão 04 – Durante o processo evolutivo de algumas espécies, a folha (órgão vegetativo) se modificou se especializando em outras estruturas vegetativas, presentes no caule de certos táxons. Cite e exemplifique as estruturas encontradas nas Anguospermas, que são resultado da metamorfose foliar adaptada para fixação, nutrição e redução da perda de água, erspectivamente.
São as modificações das folhas normais, muitas vezes como consequência das funções que exercem ou por causa da influência do meio físico.
EX: Folhas insetívoras; que são plantas