Desigualdades no sistema de ensino
Dois pontos abordados são a qualidade e a equidade e através dos resultados obtidos pelo SAEB procura-se entender as origens do desempenho educacional de grupos de estudantes matriculados na mesma série do Ensino Fundamental.
A partir do direito de igualdade, direito esse que está na Constituição Federal de 1988 onde diz que o Ensino Fundamental é um direito subjetivo de todos, através da escola os alunos têm direito a competirem igualmente entre si, no entanto devido a diferenças individuais como a origem social desses alunos que influenciam no desempenho educacional isso não acontece.
Então o texto mostra que alunos de duas regiões diferentes que obtiveram a mesma média de desempenho podem ter competências diferentes uns dos outros.
Através de testes padronizados o desempenho dos alunos de um sistema é posto como medida da qualidade educacional que visa verificar a distancia entre o desempenho atingido pelos alunos até o desempenho desejável, que é fazer com que esses alunos se transformem em cidadãos críticos em uma sociedade letrada e complexa, dessa forma por questões de justiça esses alunos alcançaria o êxito na sua vida profissional.
Isso mostra que quanto maior essa distancia menor a equidade do sistema.
O texto cita um filósofo chamado John Rawl que fala sobre a influência do conceito de justiça que deve ser característica essencial das instituições sociais a partir de dois princípios que são: liberdade igual e o princípio da diferença, ou seja, a qualidade e a equidade devem abranger a todos os alunos do sistema.
No sistema educacional deve ser considerado tanto a sua equidade como a sua qualidade, para que isso não reflita em desigualdades sociais e econômicas existentes entre os alunos.
Através de dados obtidos pelo SAEB de 2003, a equidade é analisada em relação aos